Atlas EPIS da Educação

Desempenho e Potencial de Sucesso e Insucesso Escolar por Concelho

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Fonte: CESNOVA

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Introdução

A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social, em parceria com o CESNOVA – Centro de estudos de Sociologia da Universidade Nova, apresenta os resultados finais do estudo “Atlas EPIS da Educação – Desempenho e potencial de sucesso e insucesso escolar por concelho”, que decorreu entre 2012 e 2013, cuja equipa foi liderada pelo Professor David Justino.

Com este estudo, a EPIS quis disponibilizar um instrumento de trabalho, de base nacional e concelhia, que permitisse:

  • entender de uma forma expedita a evolução dos principais indicadores da Educação a partir dos Censos de 1991, 2001 e 2011;
  • aferir, de uma forma cientificamente justificada, o desempenho e potencial de sucesso e insucesso escolar por concelho, medidos em relação às expectativas de cada contexto socio-económico.

Este estudo, de natureza macro (base nacional) e meso (base concelhia), que permite uma leitura objetiva do desempenho da Educação em Portugal nos últimos 20 anos, tem como destinatários todos os profissionais e não profissionais ligados à Educação: equipas dos gabinetes governamentais, deputados, equipas das direções gerais e regionais do Ministério da Educação e Ciência, autarcas e técnicos de autarquias, diretores de escolas, professores, pais e encarregados de educação, e cidadãos informados.

Os resultados deste estudo devem servir de base à reflexão, mas dar origem à ação. Há grandes desafios de Educação em muitos concelhos e regiões do país que urge atacar, para garantir a convergência de Portugal para os objetivos europeus de 2020.

Para além do relatório e mapas incluídos neste site, a EPIS e o CESNOVA disponibilizam os dados do estudo a todas as pessoas e entidades que, justificadamente, manifestem interesse.

A EPIS deseja que o ATLAS EPIS DA EDUCAÇÃO contribua para a melhoria da Educação em Portugal e, assim, para a realização pessoal de todos os jovens portugueses.

Diogo Simões Pereira

Diretor-geral Associação EPIS