Mediadores

Mentores epis

O acompanhamento em proximidade de cerca de 12 000 alunos e os resultados que temos vindo a alcançar, contribuindo anualmente para aumentar o sucesso escolar, criou a oportunidade de desenvolver um instrumento de disseminação e acompanhamento remoto da metodologia EPIS com o objetivo de cobrir todo o território nacional.
Assim, em 2013, a EPIS lançou o programa Mentores EPIS.
Esta iniciativa pretende ajudar técnicos da área da educação de todo o País a realizarem um trabalho de capacitação mais eficaz, suportado em metodologias adequadas, e mais eficiente, com recurso aos nossos processos e sistemas informáticos.

A EPIS disponibiliza parte dos conteúdos que integram a sua metodologia base (Rede de mediadores para o sucesso escolar), plataforma informática para registo e acompanhamento dos progressos e apoio metodológico a todos os técnicos que pretendem seguir o método EPIS de mediação para o sucesso escolar, em particular os antigos mediadores dos nossos programas.
Os Mentores EPIS têm oportunidade de assistir a uma formação presencial (7 horas) no início de cada ano letivo e de ver garantido o acompanhamento remoto da implementação do programa.

Comparação entre Programa de Mediadores e Mentores epis

As sugestões de intervenção disponíveis em Guiões EPIS são dirigidas a alunos identificados com recurso ao instrumento de identificação de sinais de alerta (disponível em plataforma informática), a Pais e Professores.
No quadro seguinte estão descritos os aspetos em comum e os distintivos entre o modelo EPIS de mediação e o programa Mentores EPIS.

Mediadores Mentores
Perfil dos recursos humanos Perfil Psicólogos, assistentes sociais, professores e outros técnicos da área da educação
Dedicação (tempo alocado) Total 100% Parcial (de acordo com disponibilização do mentor)
metodologia Âmbito de atuação Escola ou outra intituiçao fora da sala de aula Escola ou outra intituiçao dentro ou fora da sala de aula
Compromisso Contratualização com EPIS a 3 anos
(lógica de ciclo)
Compromisso individual
Sinalização de alunos com risco Screening de sinalização de risco Instrumento de identificação de sinais de alerta
Intervenção com alunos Individual e personalizada - Adaptada ao perfil de risco do aluno Adaptada à identificação de sinais de alerta e dirigida a grupos de alunos selecionados
Intervenção com pais Intervenção individual adaptada ao perfil de risco da família + Intervenção Universal dirigida a grupo de pais Intervenção Universal dirigida a grupo de pais
Intervenção com professores Universal
modelo operativo metodologia Metodologia EPIS de mediação - completa Metodologia EPIS de mediação - parcial
Definição de planos individuais de intervenção Sugestões de intervenção para alunos selecionados
formação Formação contínua em Academia EPIS + Formação e acompanhamento em Coaching presencial no terreno Formação inicial em Academia EPIS (7 horas) + Formação eventual e acompanhamento remoto da implementação do programa no terreno com recurso a TI’s
supervisão/acompanhamento Supervisão presencial no terreno Acompanhamento remoto
reporte Obrigatório a Coordenador EPIS Facultativo
apresentação de resultados Periódica e obrigatória a EPIS e parceiros À hierarquia do Mentor

Proposta de valor / mentores epis

Guiões de trabalho

Os Guiões de trabalho Mentores EPIS foram desenvolvidos com o objetivo de apresentar um pacote de estratégias e técnicas de intervenção que possam ser úteis para técnicos da área da educação como forma de aumentarem a eficácia das suas intervenções com alunos do 3º ciclo do ensino básico.
Estão disponíveis guiões de intervenção para três áreas (Aluno, Família, Escola-Professores) e uma secção com recomendações para trabalho em rede.
Todos os guiões de intervenção estão descritos segundo uma determinada estrutura descritiva: (pressupostos da técnica, objetivos, tipo de sessão, número de sessões, periodicidade, duração prevista, materiais, procedimento passo a passo, recomendações e contraindicações).
Em cada Guião encontrará a indicação dos anexos necessários para a sua dinamização.

Guiões de intervenção Aluno

Os guiões para intervenção com alunos, compilam sugestões de aplicação de algumas técnicas que permitem trabalhar comportamentos diretamente relacionados com o estudo e tarefas de aprendizagem e de outras que serão mais úteis na modificação de comportamentos interpessoais associados a problemas relacionais, quer com pares quer com superiores.

Clique nos botões para visualizar o respectivo Guião

10 Sessões de trabalho 7 horas e 30 minutos de intervenção

Guiões de intervenção Famílias

Clique nos botões para visualizar o respectivo Guião

Recomendações para trabalho em rede

Recomendações para técnicos que pretendam utilizar recursos da rede comunitária