• Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa<br>Presidente da República, Associado de Honra da EPIS

    O nosso país não pode ter hesitações sobre o caminho a seguir. Só com uma decidida aposta na educação, elevando fortemente os níveis de escolarização e as competências da população portuguesa jovem e adulta, podemos enfrentar com otimismo um mundo cada vez mais globalizado e competitivo.

    Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa
    Presidente da República, Associado de Honra da EPIS
  • Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva<br>Presidente da República 2006-2016, Associado de Honra da EPIS

    Quero propor um compromisso cívico, um compromisso para a inclusão social, que envolva as forças políticas e congregue as instituições, as autarquias e as organizações da sociedade civil.
    Temos de romper com o conformismo e o comodismo de relegar para o Estado a única solução do problema.

    Discurso na Assembleia da República, a 25 de abril de 2006

    Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva
    Presidente da República 2006-2016, Associado de Honra da EPIS
  • António Vitorino<br>Presidente da Direção da EPIS

    … parece-me fundamental consolidar e reforçar o trabalho iniciado, com foco particular na área da Educação. A motivação, mobilização e empenho dos empresários e das empresas neste objetivo coletivo constitui um contributo fundamental para a construção de um futuro mais solidário e mais competitivo.

    António Vitorino
    Presidente da Direção da EPIS
  • Luís Palha<br>Presidente da Direção da EPIS 2013-2015

    Quando, há sete anos, um conjunto de empresas e empresários se uniu para dar um contributo no combate ao insucesso escolar, todos estavam longe de adivinhar que este desafio se iria tornar tão mais importante na sociedade portuguesa. Consciente de que o número de jovens a merecer atenção tem vindo a aumentar, a EPIS e os seus Associados mantêm-se na primeira linha dos que lutam pela inclusão social dos mais desprotegidos.

    Luís Palha
    Presidente da Direção da EPIS 2013-2015
  • Horácio Roque<br>Presidente da Assembleia Geral da EPIS 2007-2010

    In Memoriam

    Horácio Roque
    Presidente da Assembleia Geral da EPIS 2007-2010
  • António Pires de Lima<br>Presidente da Direção da EPIS (2010 a 24 Julho de 2013)

    O projeto da EPIS faz todo o sentido. Nunca vivemos tempos de tensão social como hoje, com um nível de desemprego recorde. Mais do que nunca, estamos preocupados com o desequilíbrio social.

    António Pires de Lima
    Presidente da Direção da EPIS (2010 a 24 Julho de 2013)

Quem somos

Equipa de Gestão

Diogo Simões Pereira

Diretor-geral

Nota Biográfica

É Diretor-geral da Associação EPIS desde a sua fundação em 2006, tendo sido Diretor Geral dos Recursos Humanos da Educação entre Setembro de 2004 e Maio de 2007. É coautor dos livros “Escolas de Futuro – 130 boas práticas de escolas portuguesas”, editado pela Porto Editora em 2009, e “Jovens de Futuro – Como boas práticas podem levar os jovens a conquistar o futuro”, editado pela Porto Editora em 2011. Fez parte do conselho consultivo da “Futurália – feira da qualificação, juventude e emprego” (FIL), entre 2008 e 2010. Desde 2013, em representação da EPIS, faz parte dos grupos de trabalho e do “editorial board” da União Europeia sobre Saída Escolar Precoce (Early School Leaving).

Frequentou o Colégio Militar entre 1978 e 1986, tendo desempenhado as funções de “Comandante de Batalhão” no último ano do curso. Licenciou-se em engenharia civil pelo IST, em 1991, e obteve o grau de Master Business of Administration (MBA) pelo INSEAD, Fontainebleau, França, em 2004. Em 2012, frequentou o programa de gestão avançada “Kellogg/Católica - Advanced Management Program”.
Trabalhou na empresa de consultoria McKinsey & Company entre 1991 e 1998, fez parte da equipa de diretores que lançou a Optimus em 1998, onde liderou equipas de marketing e vendas de empresas e de «mass market», entre 1998 e 2000, tendo depois assumido funções de administração nas empresas de telecomunicações Novis e Oniway, também nas áreas de negócio.
É consultor de empresas em vários setores de atividade económica (serviços financeiros, telecomunicações, têxteis, cimentos, formação executiva) e de organismos públicos e do setor social, nas áreas da Educação, Juventude e Inclusão Social.

Susana Lavajo Lisboa

Diretora Financeira

sl@epis.pt

Nota Biográfica

Nasceu em 1977. É Diretora Financeira da EPIS desde 2007.
Em 2011 acumulou a coordenação do programa Escolas de Futuro, e desde 2013 a coordenação do programa Vocações de Futuro.
Licenciou-se em Matemáticas aplicadas à estatística pela Universidade Lusíada de Lisboa, e frequentou formação em Mestrado/Pós graduação em Estatística, gestão de informação e marketing – Instituto Superior de Gestão de Informação, Controlo de gestão – INDEG, Direitos humanos e democracia – Faculdade de Direito de Coimbra, Mercados e ativos financeiros - CEMAF e Sales management - INDEG.
Desenvolveu projetos no Instituto Nacional de Estatística, Banco Privado Português, e Fundação Luso-Brasileira.

Andreia Jaqueta Ferreira

Diretora de Projetos

ajf@epis.pt

Nota Biográfica

Nasceu em 1978. É Diretora de Programas EPIS desde 2012.
Integrou em 2007 a equipa metodológica que desenvolveu a metodologia EPIS de sinalização, avaliação e intervenção para o combate ao insucesso e abandono escolar, coordenada pelo Prof. Doutor Carlos Fernandes da Silva.
De 2009 a 2012, foi coordenadora de equipas do programa Mediadores EPIS para o sucesso escolar. Entre 2008 e 2010, desempenhou funções de Psicóloga Clínica no Serviço de Pediatria, valência de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Hospital Distrital da Figueira da Foz. De 2003 a 2006 exerceu funções de Técnica Superior de Gestão de Formação no Instituto Internacional de Estudos Especializados da Universidade Internacional da Figueira da Foz.
É Formadora certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.
É sócia fundadora e, atualmente, presidente do conselho de administração da Associação Central de Psicologia.
Licenciou-se em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e em Psicologia pela UI.

Marcelo Formosinho

Coordenador de programas

Nota Biográfica

Nasceu em 1981. Licenciou-se em Psicologia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e possui uma Pós Graduação em Intervenção Cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes.
Tem desenvolvido a sua atividade profissional em estabelecimentos de ensino, no apoio e acompanhamento psicológico aos alunos e suporte familiar. Colaborou em diversos projetos de intervenção escolar e de promoção de competências pessoais e socio-emocionais com crianças e jovens. Pertence à equipa de coordenação de programas EPIS desde 2014.