Vocações

Formação

Esta iniciativa é dirigida a alunos em frequência do 9.º ano e secundário, em frequência de Cursos de Educação e Formação (CEF II e III) ou de Cursos Vocacionais, com o objetivo de potenciar estágios ou sessões de prática simulada junto das empresas Associadas e Parceiras da EPIS.

Entre 2014 e 2016 (até julho de 2016), a EPIS proporcionou 71 estágios de cursos CEF e 584 sessões de práticas simuladas a alunos companhados pela EPIS em empresas Associadas e Parceiras.

 

João Ramalho

Testemunho

João Ramalho

Setúbal

“O meu primeiro estágio na SAPEC AGRO S.A foi para a conclusão do 9º ano de Escolaridade. Este 1º estágio serviu para tomar contacto com o mundo do trabalho. No seu início foi mais especificamente na área administrativa. Ao longo do estágio fui conhecendo melhor o funcionamento geral da SAPEC AGRO.


Durante este estágio estive inserido na área de logística interna, onde se receciona e armazena as matérias-primas e embalagens provenientes do exterior e onde se faz a sua entrega às fábricas, de onde sai o produto final. Foi-me dado a conhecer e, muito bem, não só a vertente administrativa como também o trabalho exterior da receções das matérias-primas. Também me ensinaram o quanto é importante trabalhar em equipa. Senti-me muito apoiado pelos meus colegas de trabalho e no final do estágio senti a necessidade de continuar ligado à SAPEC AGRO.

O final deste estágio foi coincidente com um dos eventos feito pela SAPEC Agro que consistiu em uma caminhada pela Arrábida com almoço no Parque da Comenda. Na semana seguinte deu-se a início da 3ª Rota da Vocações do Futuro com o EPIS.
O meu segundo estágio, na SAPEC AGRO, já se tratou de um segundo estágio renumerado. No segundo estágio estive já mais à vontade com as pessoas, com as mesmas funções que desempenhava no 1º estágio. O meu gosto pelo trabalho e pela Empresa aumentava.

João Ramalho

Neste período estive mais em contacto com funções operacionais. Foi-me transmitido que tive uma grande importância neste estágio porque aprendi a ajudar quem estava ao serviço nesse período, pois nesta altura estavam muitas pessoas de férias.

No final foi-me pedido um trabalho de apresentação da Empresa SAPEC AGRO que apresentei com todo o gosto.
Este tempo que passei na empresa foi sem dúvida espetacular, estou muito agradecido aos professores que me acompanharam este tempo todo, assim como as pessoas da SAPEC Agro, desde os meus colegas, aos que me encaminharam mais de perto, passando pela Administração, onde todos tiveram e, gostava muito que continuassem a ter, um papel importante no meu crescimento como ser humano quer enquanto trabalhador quer enquanto estudante.”