Vocações

Inserção

Esta iniciativa é dirigida a jovens adultos com mais de 18 anos, já acompanhados pela EPIS em outros programas, com o objetivo de potenciar a inserção profissional diferenciada para 2 segmentos:

  • Estágios profissionais de inclusão social – estágios para jovens que já não querem frequentar mais a escola e pretendem integrar o mercado de trabalho.
  • Estágios profissionais de mérito – estágios para jovens que ainda se encontram a frequentarem a escolaridade secundária ou já em frequência universitária.

Entre 2011 e 2016, a EPIS ajudou a concretizar 16 estágios profissionais de inclusão social e 17 estágios de mérito.

Estágios Profissionais de Inclusão Social Fundo de Inserção Profissional

A EPIS criou em 2012, um fundo de inserção profissional de 250.000€ para financiamento de estágios para jovens adultos com baixas qualificações.
Esta iniciativa é dirigida preferencialmente a jovens que já tenham sido acompanhados pela EPIS com o objetivo de facilitar a formação e inserção destes jovens no mercado de trabalho. Este fundo apoiará, como regra geral, estágios de 6 meses, com um valor mensal de remuneração de 419.22€, equivalente ao indexante da ação social (IAS), e com uma participação entre os 70% e 100% pela EPIS.

Desde 2012, a EPIS já ajudou 16 jovens a integrarem este programa.

Mezack Gonçalves

Testemunho

Mezack Gonçalves

Setúbal

O Fundo de Inserção Profissional da EPIS deu-me uma nova chance. Trouxe a esperança que outrora estava perdida, uma vez que eu não podia estudar e também não encontrava trabalho. Agora posso dizer que sou feliz com a minha profissão graças à EPIS, que me ajudou a acreditar que há um futuro no meio da crise que o país atravessa.

Estágios Profissionais de Mérito

Esta iniciativa é dirigida a alunos, que já foram acompanhados pela EPIS em anos anteriores e, em frequência do 12.º ano de escolaridade ou em frequência universitária, com o objetivo de realizarem estágios profissionais em empresas Associadas e Parceiras, de 1-3 meses, podendo ser remunerados ou não.

Entre 2013 e 2015, realizaram-se 9 estágios de mérito em parceria com as empresas Associadas e Parceiras da EPIS: AKI, Banco BPI, Banif, Cimpor, Crédito Agrícola, Deutsche Bank, Lactogal e Top Atlântico.

Em 2016, realizaram-se 8 estágios de mérito em parceria com o Banco BPI, a Câmara Municipal de Setúbal, a Cimpor, o Deutsche Bank, a Fisipe, a Ren e o Santander.

Joana Gonçalves

Testemunho

Joana Gonçalves

Estagiei de 22 de Julho a 6 de Setembro no Deutsche Bank em Lisboa. Trabalhei em dois departamentos distintos. No primeiro, com a duração de 2 semanas, cujo chefe foi a Marta Gonçalves e no segundo as restantes semanas, cujo chefe foi o Armando Melo. As equipas foram muito simpáticas e disponibilizavam-se a esclarecer-me quaisquer dúvidas que tivesse. As equipas não só me ensinavam a realizar as tarefas como também me explicavam o processo e o objetivo de cada uma.

Achei uma experiência gratificante, positiva e produtiva. Não só teve a vantagem de ser remunerado como também contribuiu para uma experiência de vida diferente. Apesar de não ser um emprego da área onde estou a formar-me, achei que contribuía para o desenvolvimento das minhas capacidades à adaptação a um ambiente diferente com tarefas distintas.
Creio ter corrido muito bem, dei o meu máximo para ajudar as minhas colegas e superiores e felizmente não houve nenhuma manifestação negativa quanto ao trabalho desempenhado por mim, por isso, melhor não poderia ter corrido.
De facto, este estágio superou as minhas espectativas e confesso que se houvesse novas oportunidades como esta aceitaria de imediato.

Agradeço às equipas pelo apoio e pela dedicação que me prestaram. Foi um estágio divertido e adoraria poder trabalhar com ambas as equipas novamente. Não poderia também ter melhor chefes de departamento; foram todos muito simpáticos e acolhedores.

Creio ter sido uma experiência gratificante e acho que seria um bom local para o “primeiro emprego” tendo em conta as equipas de cinco estrelas e o trabalho interessante que nos é dado. Eu desfrutei da experiência e estou segura que outros também desfrutariam.