Vocações

Testemunhos epis

João Azevedo

João Azevedo

20 anos, aluno do 1.º ano do curso de Engenharia Física da UL em 2015/16, com média 13. Foi aluno EPIS entre 2009 e 2011

“Entrei em Engenharia Física (Mestrado Integrado) e sinto- -me muito feliz envolto pelo ambiente académico e com oportunidades para realizar investigação em diversas áreas. Seguir investigação em Física é um objetivo. Espero que prossiga com seu trabalho e que inspire muitos educandos tal como no meu caso sucedeu. Obrigado :)”
saber mais

Manuela Gonçalves

Mediadora EPIS desde 2007

"Esperança, motivação, foco… Enquanto professora, são alguns dos objetivos que desejamos atingir com os nossos alunos. O Futuro constrói-se com isto mesmo e nós trabalhamos com o Futuro. Por isso, quando numa visita à Faculdade de Ciências de Lisboa, um aluno me disse “professora Manuela, é aqui que eu vou estudar!” senti que estava a fazer o meu trabalho.

Imaginam como fiquei feliz quando, anos mais tarde, recebo um e-mail a confirmar a felicidade que tinha sentido naquele dia: há esperança, motivação, foco nos nossos jovens. Há vontade em querer fazer mais e melhor.

Enquanto professora/mediadora é este testemunho que nos dá esperança, motivação, foco. Estamos no caminho certo, “só” temos de continuar a avançar."
saber mais

Aline Semedo

Aluna da EB 2,3 Miguel Torga do concelho de Amadora

“Quando entrei para a EPIS não sabia do que se tratava ao certo mas pouco a pouco fui tendo mais informações, era tudo estranho e novo para mim. Entrei em 2012/13, estava no 7ºano, e nessa altura consegui melhorar de 6 para 3 negativas. Transitei de ano, mas no ano seguinte tudo começou da pior maneira, mas com a ajuda da minha mediadora, entre muitas outras coisas, consegui superar as minhas dificuldades, tendo começado com 10 e terminado com 2 negativas. Este ano tive 4 negativas no 1.º período e estou neste momento com 1 negativa a FQ, estou motivada para o estudo e consciente de que se trata do 9ºano de escolaridade, quero ir preparada para os exames e iniciar a minha nova etapa de vida no secundário da melhor forma possível. Com a ajuda da EPIS e da minha mediadora melhorei e aprendi muitas coisas, como por exemplo, conseguir manter a atenção nas aulas e organizar as minhas horas de estudo para as várias disciplinas. Aprendi a controlar os impulsos e até já consigo mediar conflitos de colegas meus. Agora vejo que sem a escola não irei ter um futuro nem um trabalho estável para me sustentar. Tive sorte com a minha mediadora Sílvia Casaca, pois é muito simpática. Apoia-me e ajuda-me a arranjar soluções para a minha vida escolar. É uma pessoa sorridente que transmite muita alegria a mim e aos restantes alunos da EPIS. Espero que a EPIS nunca acabe, para ajudar outros alunos como me ajuda a mim.”
saber mais

Sílvia Casaca

Mediadora EPIS no concelho de Amadora de 2010 a 2017

"Integrei o projeto EPIS em 2008 e é até hoje, sem dúvida, o trabalho mais gratificante que desenvolvi. Isto torna-se possível pela relação de proximidade e confiança que, como mediadores EPIS, conseguimos estabelecer com os alunos que acompanhamos. Trabalho neste momento com uma carteira de 64 alunos do 3.º ciclo, onde de uma forma geral os problemas estão diretamente relacionados com o estudo e tarefas de aprendizagem, mas muitos são também os casos em que os problemas destes alunos interferem de uma forma mais geral na sua vida e por consequência, no seu aproveitamento escolar. Com a estabilidade da relação mediador-aluno e a continuidade de intervenção torna-se possível o aumento de casos positivos no combate ao insucesso escolar. É o caso da Aline Semedo, que após 3 anos de intervenção, superou as suas dificuldades e está agora pronta para levantar voo e seguir o seu caminho com sucesso no secundário."
saber mais