ASSEMBLEIA-GERAL DA EPIS 2023
Escola Secundária de São João da Talha

19 de Maio de 2023
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social reuniu no dia 19 de maio em Assembleia-geral, para apreciar a atividade realizada em 2022 e início de 2023. A reunião decorreu na Escola Secundária de São João da Talha, em Loures, onde 128 alunos do 1.º ao 3.º ciclo são acompanhados pelos programas de promoção do sucesso escolar da EPIS.
Alunos beneficiários da EPIS aumentaram 30% em 2022
O número de alunos beneficiários dos diversos programas EPIS implementados em contexto escolar aumentou 30% em 2022, passando de 21.074 alunos em 2021 para 27.429 alunos em 2022. Este aumento do número de alunos beneficiários ficou a dever-se, principalmente, ao crescimento dos programas de voluntariado com quadros de empresas parceiras – 3.040 alunos em 2022 vs 2.888 em 2021 -, ao lançamento, no continente, de um projeto-piloto de combate à violência e promoção do sucesso escolar – que já abrangeu 551 alunos – e à expansão do programa “Dove – Eu Confiante”, em parceria com a Unilever – 14.916 alunos em 2022 vs 8.923 em 2021. Já os programas EPIS de promoção do sucesso escolar, do 1.º ciclo ao secundário, mantiveram a sua presença no terreno em 2022, com uma ligeira redução de beneficiários – 8.922 em 2022 vs. 9.263 em 2021.
Ao longo de 2022, os diversos programas EPIS em contexto escolar asseguraram uma presença em 498 escolas de todo o país, dispersas por 134 concelhos do continente (48% do total) e 4 ilhas dos Açores – Faial, Pico, São Miguel e Terceira. Esta é a maior presença geográfica de sempre da EPIS.
Em 2022, a EPIS atribuiu ainda 163 bolsas sociais a jovens de 56 concelhos e das ilhas da Madeira e de São Miguel – vs. 147 em 2021 –, para prosseguimento de estudos no ensino secundário, licenciatura e mestrado, e promoveu ainda 8 estágios curriculares de jovens com planos individuais de transição (PIT) no âmbito da educação inclusiva.
Resultados escolares dos alunos acompanhados pela EPIS em 2022 regressaram aos padrões pré-pandemia e melhoraram mais que os dos restantes alunos
Em termos de resultados atingidos pelos programas EPIS de promoção do sucesso escolar, no terceiro período de 2021/22 o sucesso escolar dos alunos EPIS voltou a aumentar, após os impactos negativos da pandemia, tanto em relação ao ano anterior, como em relação aos restantes alunos das escolas EPIS:
- O sucesso escolar dos alunos EPIS do 1.º ciclo (2.º, 3.º e 4.º anos) atingiu os 98,9%, +0,6 pontos percentuais (pp) que em 2020/21 (98,3%), constituindo o segundo melhor registo desde o início do programa em 2016. Em particular, a percentagem de alunos de risco que passaram de ano foi de 97,0% em 2022, o valor mais elevado de sempre e que representa um aumento do sucesso escolar de +1,2 pp face ao ano anterior – 95,8% de taxa de aprovação em 2021 -, um valor superior ao aumento de 1,0 pp dos restantes alunos que não estão cobertos pelos programas EPIS.
- O sucesso escolar dos alunos EPIS do 2.º e 3.º ciclo e secundário, acompanhados há mais de 1 ano, atingiu os 86,4%, +1,8 pp que em 2020/21 (84,6%). Por outro lado, o número de alunos EPIS com menos de 2 negativas aumentou 13,8 pp – 78,5% em 2022 vs. 64,7% em 2021 -, um valor superior ao aumento de 10,8 pp dos restantes alunos que não estão cobertos pelos programas EPIS.
Apesar de serem positivos, estes resultados estão ainda abaixo dos valores médios dos anos pré-pandemia, esperando-se que em 2023 se possa atingir uma maior convergência com os padrões históricos.