Ensine o seu filho que o primeiro passo é a preparação do estudo. Incentive-o a reservar os primeiros minutos para a preparação do material necessário (livros, fichas, apontamentos, caneta, borracha, lápis, afia, dicionário, etc.). Antes de iniciar a sessão de estudo, deve habituar-se a verificar se tem tudo o que necessita evitando ter de ser levantar a meio.
Preparação do estudo
Para que o estudo seja rentável, é importante que o seu filho estabeleça objetivos realistas e concretos. Deve começar por definir o que é que não pode deixar de fazer naquele dia (por exemplo, TPC, preparar testes ou chamadas, fazer exercícios), que disciplinas vai estudar, número de páginas ou capítulos que vai ler, quantas lições vai rever, quantos exercícios vai resolver, etc.
Ajude o seu filho a criar o hábito de rever o que foi escrito na aula, de reescrever pelas próprias palavras o que foi dito, de fazer listas do vocabulário relacionado com o tema, fazer resumos ou esquemas da aula e sempre que possível de completar o que foi escrito com leituras adicionais.