Processos psicológicos básicos e insucesso escolar no 1.º ciclo 

Neste estudo é analisada a relação entre o insucesso escolar no 1.º ciclo do ensino básico e os processos psicológicos básicos. São apresentados dados sobre o insucesso escolar, o conceito de processo psicológico básico e uma revisão de estudos sobre que processos psicológicos básicos são preditores de sucesso/insucesso escolar. É apresentada uma metodologia de combate do insucesso escolar, o projeto Empresários Pela Inclusão Social, um instrumento de rastreio para o 1.º ciclo do ensino básico e uma análise métrica do mesmo. A metodologia constrói um modelo de regressão logística binária que identifica as variáveis do instrumento que possuem valor discriminativo e preditivo de sucesso escolar. Este estudo foi efetuado com duas amostras de alunos do 1.º ano de escolaridade do concelho de Pombal. Uma amostra com 334 alunos, 53% do sexo masculino, com idade média de 6 anos e com estatuto socioeconómico maioritariamente dos níveis I e II do Índice de GRAFFAR.

 A outra amostra com 215 alunos, 55% do sexo masculino, com idade média de 6 anos e com estatuto socioeconómico maioritariamente dos níveis III e IV do Índice de GRAFFAR. O instrumento revelou níveis de acerto de 80% e 84% nas duas amostras, capacidade discriminativa entre “favorável” (possuir classificação superior a 50% simultaneamente a Português e Matemática no 3.º período do 1.º ano)/”não favorável”. O instrumento é específico mas não muito sensível, apesar de poder ser corrigido em termos de algoritmo com os resultados (transição/retenção) no fim do 2.º ano de escolaridade. Este instrumento de rastreio permite aos professores e mediadores selecionarem guiões de intervenção universal (competências transversais a usar em sala de aula) e dirigida (treinos para promoção de competências específicas, incluindo processos psicológicos básicos, desenvolvidos segundo critérios de evidência científica e de boas práticas empiricamente validadas. O estudo é ilustrado com exemplos práticos de aplicação de guiões. 

Os resultados deste estudo, desenvolvido pelos Professor Doutor Carlos Fernandes da Silva e Professor Pedro Bem-Haja, da Universidade de Aveiro, e pelo Professor Doutor Paulo Nossa, da Universidade de Coimbra, aguardam publicação num livro intitulado “Psicologia da Educação: Temas de Aprofundamento Científico”, a ser editado pela Climepsi Editores.