Diogo Simões Pereira
Diretor-geral
Nota Biográfica
É Diretor-geral da Associação EPIS desde a sua fundação em 2006, tendo sido Diretor Geral dos Recursos Humanos da Educação entre Setembro de 2004 e Maio de 2007. É coautor dos livros “Escolas de Futuro – 130 boas práticas de escolas portuguesas”, editado pela Porto Editora em 2009, e “Jovens de Futuro – Como boas práticas podem levar os jovens a conquistar o futuro”, editado pela Porto Editora em 2011. Fez parte do conselho consultivo da “Futurália – feira da qualificação, juventude e emprego” (FIL), entre 2008 e 2010. Desde 2013, em representação da EPIS, faz parte dos grupos de trabalho e do “editorial board” da União Europeia sobre Saída Escolar Precoce (Early School Leaving).
Frequentou o Colégio Militar entre 1978 e 1986, tendo desempenhado as funções de “Comandante de Batalhão” no último ano do curso. Licenciou-se em engenharia civil pelo IST, em 1991, e obteve o grau de Master Business of Administration (MBA) pelo INSEAD, Fontainebleau, França, em 2004. Em 2012, frequentou o programa de gestão avançada “Kellogg/Católica - Advanced Management Program”.
Trabalhou na empresa de consultoria McKinsey & Company entre 1991 e 1998, fez parte da equipa de diretores que lançou a Optimus em 1998, onde liderou equipas de marketing e vendas de empresas e de «mass market», entre 1998 e 2000, tendo depois assumido funções de administração nas empresas de telecomunicações Novis e Oniway, também nas áreas de negócio.
É consultor de empresas em vários setores de atividade económica (serviços financeiros, telecomunicações, têxteis, cimentos, formação executiva) e de organismos públicos e do setor social, nas áreas da Educação, Juventude e Inclusão Social.
Susana Lavajo Lisboa
Diretora Financeira
sl@epis.pt
Nota Biográfica
Nasceu em 1977. É Diretora Financeira da EPIS desde 2007.
Em 2011 acumulou a coordenação do programa Escolas de Futuro, e desde 2013 a coordenação do programa Vocações de Futuro.
Licenciou-se em Matemáticas aplicadas à estatística pela Universidade Lusíada de Lisboa, e frequentou formação em Mestrado/Pós graduação em Estatística, gestão de informação e marketing – Instituto Superior de Gestão de Informação, Controlo de gestão – INDEG, Direitos humanos e democracia – Faculdade de Direito de Coimbra, Mercados e ativos financeiros - CEMAF e Sales management - INDEG.
Desenvolveu projetos no Instituto Nacional de Estatística, Banco Privado Português, e Fundação Luso-Brasileira.
Andreia Jaqueta Ferreira
Diretora de Projetos
ajf@epis.pt
Nota Biográfica
Nasceu em 1978. É Diretora de Programas EPIS desde 2012.
Integrou em 2007 a equipa metodológica que desenvolveu a metodologia EPIS de sinalização, avaliação e intervenção para o combate ao insucesso e abandono escolar, coordenada pelo Prof. Doutor Carlos Fernandes da Silva.
De 2009 a 2012, foi coordenadora de equipas do programa Mediadores EPIS para o sucesso escolar. Entre 2008 e 2010, desempenhou funções de Psicóloga Clínica no Serviço de Pediatria, valência de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Hospital Distrital da Figueira da Foz. De 2003 a 2006 exerceu funções de Técnica Superior de Gestão de Formação no Instituto Internacional de Estudos Especializados da Universidade Internacional da Figueira da Foz.
Licenciou-se em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e em Psicologia pela UI.
É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (cp. n.º 6776) com especialidades em Psicologia da Educação e em Psicologia Clínica e da Saúde e especialidades avançadas em Psicoterapia e em Psicologia Comunitária.
É Formadora certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional
Marcelo Formosinho
Coordenador de programas
Nota Biográfica
Nasceu em 1981. Licenciou-se em Psicologia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e possui uma Pós Graduação em Intervenção Cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes.
Tem desenvolvido a sua atividade profissional em estabelecimentos de ensino, no apoio e acompanhamento psicológico aos alunos e suporte familiar. Colaborou em diversos projetos de intervenção escolar e de promoção de competências pessoais e socio-emocionais com crianças e jovens. Pertence à equipa de coordenação de programas EPIS desde 2014.