Plano de Ação epis

Em 10 de maio de 2022 foi aprovado, em Assembleia-geral, o compromisso de ação para o novo ciclo de gestão 2022-2024 “Mais perto, mais longe”.

 

Linhas orientadoras para 2022-2024:

• Continuar a ser uma referência nacional e cada vez mais internacional na inovação e teste no terreno – com resultados cientificamente comprovados – e na disseminação e internalização no Estado – central e local – de novas boas práticas de promoção da inclusão social das crianças e jovens dos 3 aos 24 anos

• Terminar e consolidar, com mais exigência e sentido de transformação*, o trabalho que foi afetado pela pandemia nos dois anos letivos anteriores, nomeadamente (1) o desenvolvimento do programa do Pré-escolar, (2) a avaliação experimental do programa do 1.º ciclo, (3) a Iniciativa Jovens Especiais, (4) a Agenda de investigação EPIS e, por último, (5) voltar ao padrão de resultados positivos dos alunos de todos os programas de promoção do sucesso escolar, em particular dos mais carenciados

• Relançar a atividade após a pandemia e construir novos horizontes de cobertura geográfica presencial ou digital e de impacto dos programas EPIS e em parceria, com especial atenção aos mais carenciados, em todo o país – Continente, Açores e Madeira –, com mediadores preferencialmente em dedicação exclusiva e com uma cultura de melhoria continuada(*)

• Reconquistar e consolidar uma larga e diversificada base de apoio empresarial e institucional, com significativa representatividade social e distribuição geográfica em todo o país, continuando a “ganhar o coração dos portugueses” através de uma comunicação simples e clara para todos, que reforce a notoriedade nacional

• Construir novos horizontes de cobertura geográfica presencial ou digital e de impacto social dos programas EPIS e em parceria após a pandemia, em todo o país – Continente, Açores e Madeira –, suportados por uma larga e diversificada base de apoio empresarial e institucional:

- Garantindo e reforçando a igualdade de acesso de todos a uma carreira escolar com sucesso – com especial atenção às comunidades imigrantes e de refugiados, rurais, piscatórias e do interior e às idades dos 3 aos 8 anos –, para atingirem, pelo menos, os 12 anos de escolaridade e, de modo crescente, a licenciatura e o mestrado, numa forte coligação com os pais e professores, e em parceria próxima com o Ministério da Educação, os Governos Regionais, as autarquias e as empresas

- Capacitando crianças, jovens e suas famílias para o atingimento do seu máximo potencial individual e para a sua realização pessoal e profissional com pleno sentido e bem-estar, sobretudo nas comunidades e regiões mais carenciadas, com a aquisição dos conhecimentos, atitudes e competências necessárias para uma cidadania global no século XXI, no quadro dos valores humanos universais e do desenvolvimento sustentável

- Trabalhando as vocações e as competências profissionais, de modo a potenciar a empregabilidade e a inserção profissional dos jovens a partir do 3.º ciclo, em particular aqueles com necessidades especiais e das comunidades e regiões mais carenciadas, em parceria estreita com os Associados e os Parceiros da EPIS

 

(*) Reforço dos guiões de trabalho com alunos, manualização de práticas, promoção do potencial individual dos alunos, consolidação do digital, aprendizagem ativa e em rede

 

 

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