-
O nosso país não pode ter hesitações sobre o caminho a seguir. Só com uma decidida aposta na educação, elevando fortemente os níveis de escolarização e as competências da população portuguesa jovem e adulta, podemos enfrentar com otimismo um mundo cada vez mais globalizado e competitivo.
-
Quero propor um compromisso cívico, um compromisso para a inclusão social, que envolva as forças políticas e congregue as instituições, as autarquias e as organizações da sociedade civil.
Temos de romper com o conformismo e o comodismo de relegar para o Estado a única solução do problema.
Discurso na Assembleia da República, a 25 de abril de 2006
-
A transformação a que o País e o mundo estarão sujeitos nas próximas décadas criará maiores desafios de inclusão social para as crianças e jovens mais desfavorecidos, pelo que a missão da EPIS se torna mais relevante do que nunca. Neste contexto, a mobilização da sociedade civil para esta missão, em particular dos empresários, continua a ser tão importante agora quanto o foi, em 2006, na fundação da EPIS.
-
O posicionamento da EPIS enquanto elemento complementar ao sistema educativo representa um contributo de grande valor na construção de uma sociedade mais inclusiva, solidária e sustentável, na qual a meritocracia prevalece mesmo em situações de contexto mais desafiantes. Por isso, EPIS rima com oportunidades.
-
… parece-me fundamental consolidar e reforçar o trabalho iniciado, com foco particular na área da Educação. A motivação, mobilização e empenho dos empresários e das empresas neste objetivo coletivo constitui um contributo fundamental para a construção de um futuro mais solidário e mais competitivo.
-
Quando, há sete anos, um conjunto de empresas e empresários se uniu para dar um contributo no combate ao insucesso escolar, todos estavam longe de adivinhar que este desafio se iria tornar tão mais importante na sociedade portuguesa. Consciente de que o número de jovens a merecer atenção tem vindo a aumentar, a EPIS e os seus Associados mantêm-se na primeira linha dos que lutam pela inclusão social dos mais desprotegidos.
-
In Memoriam
-
O projeto da EPIS faz todo o sentido. Nunca vivemos tempos de tensão social como hoje, com um nível de desemprego recorde. Mais do que nunca, estamos preocupados com o desequilíbrio social.
Quem somos
Valores da epis
Os valores fundamentais da EPIS relacionam-se com os horizontes de inclusão social do ser humano ao longo da sua vida: