Resumo do Programa

Escolas de Futuro

Escolas de Futuro

Resumo do Programa

A EPIS identificou, desde a sua fundação, a gestão escolar como sendo uma dimensão fundamental no desempenho das escolas e dos alunos.
Em 2007, a EPIS desenhou um programa de identificação e sistematização de boas práticas de gestão nas escolas portuguesas, em colaboração com o Ministério da Educação, o Conselho de Escolas e a Mckinsey & Company, que contou com a participação e envolvimento de mais de 500 escolas.
Em 2009, foi lançado o manual “Escolas de Futuro”, que reúne 130 boas práticas de gestão identificadas em 29 escolas selecionadas, assentes em quatro pilares:

  • Novos paradigmas da Escola e da sala de aula;
  • Liderança forte;
  • Adequação de “mecânicas de proximidade” por perfil dos alunos;
  • Inovação nos processos e rotinas.

Estimular as lideranças da escola

Ainda em 2009, assente na compilação das 130 boas práticas de gestão e em parceria com os Serviços Regionais de Educação, a EPIS convidou todas as escolas nacionais a participarem no projeto Escolas de Futuro, orientado em quatro fases de trabalho:

  • “Espelho EPIS” – autoavaliação e identificação de dificuldades na implementação de boas práticas de gestão;
  • “Melhoria contínua” – identificação de indicadores a monitorizar e de ações de melhoria;
  • “Scorecard EPIS” – quantificação dos indicadores de desempenho identificados e elaboração de plano com compromisso de melhoria para 2010-2013, e objetivação do “lucro social” da escola em termos de novos bons alunos;
  • “Acompanhamento” – acompanhamento e controlo do progresso dos resultados atingidos face aos objetivos propostos.

Este modelo de trabalho foi orientado para o estímulo das lideranças de escola com cinco objetivos precisos e definidos no quadro Seguinte.

Objectivos

Entre 2009 e 2012, a EPIS trabalhou com 120 escolas, distribuídas por 60 concelhos, apoiadas paralelamente com o programa Rumo ao Futuro.

No âmbito do projeto Escolas de Futuro, a EPIS desenvolve, ao longo do ano, várias iniciativas que reforçam as metodologias e dimensões que são trabalhadas com as escolas, nomeadamente:

  • “Conferência EPIS – com o objetivo de partilhar, com a comunidade educativa e civil, temas atuais da Educação, criando oportunidades para debater soluções para a promoção do sucesso escolar e empregabilidade.
  • Bolsas Sociais EPIS - um programa de bolsas de estudo que premeia boas práticas de inclusão social nas escolas e apoia financeiramente alunos carenciados.